A caótica Cairo irá te impressionar logo de cara - seja pelo trânsito barulhento, pela poluição ou até mesmo por causa da cor dos edifícios da cidade, que parece seguir a paleta de tons de ocre do deserto. A primeira parada é no Museu Egípcio, onde é possível ver de pertinho mais de 120 mil objetos da antiguidade egípcia, inclusive peças e tesouros que foram encontradas nos túmulos dos faraós, sarcófagos e múmias.
Uma visita às famosas pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos) e à Esfinge te dará noção da grandiosidade do Antigo Egito. Se preferir, poderá ter uma experiência ainda mais especial conhecendo o lugar em um passeio de cavalo ou camelo.
Assim como outros povos árabes, os egípcios guardam em seu DNA o gosto pelas trocas comerciais e pelos bazares. Por isso, não deixe de visitar o mercado Khan el Khalili, com centenas de lojinhas bem no coração do Cairo. Lá, você poderá negociar o preço de interessantes souvenirs, como belíssimas lâmpadas e narguiles. As mesquitas também não podem ficar de fora do seu roteiro na capital do Egito. Entre elas, está a grandiosa Mesquita de Muhammad Ali, localizada na Cidadela de Saladino, construída em 1848 em estilo otomano. Lá do alto você terá a vista do "Cairo Islâmico" e poderá reconhecer as principais mesquitas da região.
Está em dúvida sobre o que fazer em Luxor? Bem, não deixe de visitar o Vale dos Reis, o Colosso de Memnon e o templo da rainha Hatsheppsut. Não por acaso, Luxor é considerada um museu a céu aberto. As joias do lugar são os Templos de Luxor e Karnak, sítios arqueológicos ricos em detalhes e que valem a pena ser visitados com muito tempo para apreciá-los. É bom saber: um dos passeios mais famosos no Egito inclui o cruzeiro pelo rio Nilo, que vai do Cairo a Luxor. Então não perca a chance de usar essas embarcações como meio de transporte entre as duas cidades.
Em Aswan (ou Assuã, em português) você terá a oportunidade de fazer um passeio de "felucca", típico barco da região com vela triangular. Entre as paradas pelo lugar estão Jardim Botânico, o mausoléu de Agha Khan e pela Ilha de Elephantine, assim como a Grande Barragem, o Obelisco Inacabado e as Pedreiras de Granito. O ponto alto de Aswan, no entanto, é a Ilha Philae, listada como patrimônio da humanidade pela Unesco e que possui um complexo de templos em sua área, inclusive o Templo de Ísis.
Assim como a Ilha Philae, Abu Simbel também é considerado patrimônio da humanidade. O lugar abriga os templos de Ramsés e Nefertari. Lá, ainda é possível fazer um cruzeiro pelo Lago Nasser e conhecer o deslumbrante Palácio de Kasr Ibrim.
Quem está em busca de belas praias, encontrará em Sharm El Sheikh um oásis. Localizado na costa do Mar Vermelho, o lugar tem uma beleza rústica e desértica fora da água. É dentro da água, no entanto, que você encontrará as melhores surpresas: Sharm El Sheikh é um dos melhores locais para mergulho do planeta. Mas, se mergulho não for sua praia, não deixe de praticar snorkel ao longo do paredão de corais. Você não irá se arrepender!
Famosa nos livros de história, Alexandria foi fundada por Alexandre, O Grande e onde Cleópatra nasceu. Entre os pontos turísticos da cidade estão a Coluna de Pompeu e a bela Cidadela de Qaitbay, fortaleza construída no século XIV para proteger Alexandria dos avanços do Império Otomano.
Mais informações sobre Egito:
Moeda: Libra egípcia (EGP)
Idioma: Árabe
Melhor época para visitar: O clima é seco e muito quente durante quase todo o ano, principalmente em julho e agosto. No inverno, as temperaturas caem no norte, inclusive no Cairo. No interior do país, onde estão lugares como Luxor e Aswan, o calor é incessante mesmo no inverno.