Talvez a diversificada geografia do país explique tanta variedade de destinos e atividades: a Tanzânia é montanhosa no nordeste, onde está situado o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. No norte estão os Grandes Lagos como o Lago Vitória, maior lago da África, e o Lago Tanganica, lago mais profundo da África e conhecido por abrigar espécies únicas de peixes. Na área central do país está um grande planalto, com planícies e terras aráveis. A costa oriental é quente e úmida, com as belas ilhas do Arquipélago de Zanzibar. Também é bom saber: a natureza da Tanzânia é extremamente protegida.
Próxima à fronteira com o Quênia está Arusha, uma cidade com bons lugares para comer e se hospedar. É também uma ótima base para tours entre as tribos e tem a perfeita localização para safáris. Mais: sua localização é privilegiada a ponto de estar na base do Monte Kilimanjaro.
Nas proximidades de Arusha também está o Parque Nacional Lago Manyara, que abriga onze tipos de ecossistema. Entre os mamíferos que você poderá avistar em um safári ao parque, estão elefantes, girafas, zebras, hipopótamos, búfalos e leopardos. O parque também é famoso pelas trilhas a 18 metros de altura e pontos de vista privilegiados da fauna e flora. Um dos chamarizes do parque também é o fato de ele ser casa de leões que escalam árvores. Dá para imaginar?
No Parque Nacional Serengeti, um dos sete patrimônios mundiais da Unesco na Tanzânia, é possível experimentar diversos tipos de safáris e se hospedar em acampamentos ou lodges de luxo. Quer uma experiência ainda mais especial? Experimente o safári em um balão!
Uma das épocas mais procuradas para safáris no Serengeti é durante a migração de gnus e zebras, que se mobilizam aos milhares de acordo com as estações do ano africanas e é considerada a maior movimentação animal na Terra. Entre janeiro e maio é possível observar a migração dos animais entre o parque de Serengeti e o parque de Masai Mara, que conta com cerca de um milhão de gnus e meio milhão de zebras a procura de água e de pastagens verdes.
Com 20 quilômetros de diâmetro, a Cratera de Ngorongoro é uma das maiores atrações da Tanzânia. Também patrimônio mundial da Unesco, a cratera abriga comunidades de seres humanos que vivem em harmonia com a vida selvagem do lugar. A área, aliás, é casa de cerca de 25 mil grandes animais, inclusive 26 rinocerontes negros. Entre gazelas e zebras, você também poderá avistar leões, hienas, elefantes, búfalos e chacais.
E depois de tanta aventura, que tal relaxar em uma das inúmeras e belas praias de areias branquinhas e águas cristalinas? O Arquipélago de Zanzibar, no Oceano Índico, é quase outra Tanzânia. Quando chegar em uma das ilhas você será transportado para outros séculos, da Pérsia antiga ao período dos sultões. A prova disso são as construções que resistem ao tempo, como o forte antigo e a construção histórica Beit el-Ajaib. Stone Town, aliás, é parada obrigatória: patrimônio mundial da Unesco, a Cidade de Pedra também abriga mesquitas e bazares em seus becos.
Mais informações sobre Tanzânia:
Moeda: Xelim tanzaniano (TZS)
Idioma: Suaíli
Melhor época para visitar: Entre junho e julho, quando não chove na maior parte do país e as temperaturas são amenas. É possível viajar pelo país durante o ano todo, porém determinadas épocas são melhores para o avistamento de alguns animais. De fevereiro a maio, no entanto, as chuvas são fortes e é difícil avistar os animais em safáris. Em Zanzibar, o período de chuvas é maio e junho.