Terra de vulcões e terraças de arroz, Bali, uma das ilhas mais famosas da Indonésia, também é conhecida como “Ilha dos Deuses“. As praias são perfeitas para férias em família, mas não só isso. Há muitas opções de esportes aquáticos, como banana boat e jet skiing. No final da tarde, os bares começam a embalar os turistas com música eletrônica. Quando estiver por lá, não perca a chance de assistir ao espetáculo de dança Barong e Kris, que descreve a eterna luta entre o Bem (Barong) e o Mal (Rangda).
Também vale uma visita a Goa Gajah, ou Caverna do Elefante, uma caverna do século XI que faz parte de um convento Hindu-Budista. Tegalalang é o lugar perfeito para conhecer uma área de cultivação de arroz de pertinho. Outra parada obrigatória em Bali é o Templo Gunung Kawi em Sebatu. No fim da tarde, vale uma visita ao Templo Uluwatu para admirar o pôr do sol, a 76 metros acima do nível do mar. A experiência será inesquecível! A tradicional e dramática dança kecak, também conhecida como dança de macacos, foi criada na década de 30 e também deve estar no seu roteiro. Separe um tempinho na agenda para saborear frutos do mar nos restaurantes pé na areia da praia de Jimbaran.
No caminho de Bali a Lovina você terá a chance de conhecer o Templo Taman Ayun, um dos mais famosos da ilha, construído em níveis ascendentes em meio a um grande fosso. Os macacos são habitantes ilustres da ilha. Para um contato mais próximo com os animais, a Floresta dos Macacos Sagrados Alas Kedaton é o lugar certo. Beleza não falta no Templo Marinho de Tanah Lot, construído em um rochedo à beira-mar. E que tal uma parada em Bedugul, um belo e tranquilo resort na montanha, para visitar o Mercado de frutas e flores e o Templo Ulun Danu no lago Beratan? Definitivamente, uma ótima ideia.
Ubud é considerada a capital cultural e espiritual de Bali. Também é o lugar ideal para passeios de bicicleta enquanto conhece os famosos arrozais da Indonésia. Quer um contato mais próximo com o estilo de vida local? Então uma visita à charmosa aldeia Tenganan te dará uma ideia de como os nativos vivem.
E como não podem faltar templos no seu roteiro, é hora de dar uma paradinha na exótica Goa Lawah, caverna dos morcegos considerada um dos principais templos da ilha. A vila de pescadores da praia de Kusamba também deve fazer parte da agenda de quem quer conhecer um pouquinho mais sobre o estilo de vida local e, claro, tirar belas fotos na praia de areias negras. Por fim, ainda em Ubud, vale visitar o belo Taman Gili, que fez parte do palácio real de Semarapura.
Pertinho da ilha de Bali, estão as paradisíacas Ilhas Gili. Sem asfalto e com ruas de areia, é possível conhecer a maior ilha, Trawangan, em um passeio de apenas duas horas de bicicleta. Todo o transporte da ilha, aliás, é feito com charretes e meios de transporte não motorizados.
Além de tomar sol nas areias branquinhas e apreciar a paisagem, vale praticar esportes aquáticos - uma vez que as águas turquesas parecem convidar o visitante para um refrescante banho de mar. Vale um mergulho para avistar as tartarugas marinhas ou até mesmo stand up paddle. A partir dali também saem barcos para a Ilha de Komodo, famosa por causa dos lagartos pré-históricos gigantes.
Agora é a vez de conhecer a ancestral aldeia-cidade Yogyakarta, considerada centro artístico da Ilha de Java, terra ainda governada por sultões. Lá, você terá a chance de conhecer os “kratons“, palácios onde muitas vezes acontecem concertos de “gamelan“, orquestra de percussão local. Em Yogyakarta não deixe de visitar o templo budista de Borubudur, nem Prambanan, complexo de 224 templos e santuários do século IX. Em Prambanan, acontecem apresentações do balé Ramayana, com cerca de 200 bailarinos e músicos. Um grande espetáculo!
Mais informações sobre Indonésia:
Moeda: Rúpia indonésia (IDR)
Idioma: Bahasa indonésio
Melhor época para visitar: Na estação seca, entre maio e outubro. Como o clima é tropical, quente e úmido, as temperaturas costumam variar de 22ºC a 33ºC. De novembro a fevereiro é época de chuvas.