Localizada na Ásia Central e Oriental, a Mongólia é um país exótico, local do famoso Genghis Khan, do império Mongol e do Deserto de Gobi.
É um país cheio de paisagens incríveis, com montanhas e planícies, lagos e deserto, além de muita vida selvagem, com pouco contato humano.
A capital é Ullanbaatar ou Ulan Bator, onde se encontra a maior parte da população. É aqui que sugerimos a visita ao Parque Nacional de Terelj, famoso pela sua natureza. A formação de pedra de nome “tartaruga” e outros lugares sagrados deixarão uma impressão especial. Visite também a Sukhbaatar Square, que faz homenagem a Genghis Khan e ao Hutsai National Park, local dos cavalos Prezewaslki, nativos dos desertos da Mongólia. Para as compras pode-se visitar o mercado de NaraanTuui, onde você encontrará tapetes, artesanatos e trajes típicos.
O famoso Mosteiro de Ghandan, o Museu do Bogd Khan que costumava ser o palácio de Inverno e às vezes também de Verão do Khan, assim como o monumento de Zaisan também são atrações da cidade.
Não perca a chance de visitar mais ao sul o famoso Deserto de Gobi e o majestoso Festival Naadam, o feriado nacional da Mongólia e festival mais popular do país. realizado entre os dias 11 e 13 de julho. tem atrações como luta livre, arco e flecha e corrida de cavalos.
Umas das formas de se conhecer a Mongólia é através do Trem Transiberiano, que faz parada na capital da Mongólia e no qual oferece a oportunidade de conhecer uma família de nômades dentro da sua iurta e ver um espetáculo organizado especialmente para os participantes do Grande Expresso Transiberiano que demonstra duas disciplinas do festival nacional mongol de Naadaam: luta e arco & flecha.
É povoado por tribos nômades incrivelmente hospitaleiros.
Mais informações sobre a Mongólia:
Moeda: Tugrik (MNT)
Idioma: Mongol
Melhor época para visitar: Por razões climatéricas, talvez seja prudente evitar o rigoroso inverno das estepes mongóis. Os meses de julho, agosto e setembro, apesar de serem os mais chuvosos do ano, proporcionam sem dúvida um clima mais agradável, com temperaturas que no deserto de Gobi rondam os 30 graus, de dia (as noites são frias, mesmo no verão). Se o objetivo for assistir ao Festival Naadam, a mais importante manifestação popular mongol, deve reservar o mês de julho para a viagem.