A principal porta de entrada do país é Colombo, a maior e mais desenvolvida cidade do Sri Lanka. Por possuir um porto natural, atraiu ao longo da história mercadores de diferentes lugares do mundo. Passaram por ali árabes, portugueses, britânicos e holandeses. A herança multicultural aparece principalmente na arquitetura. Há templos budistas, santuários hindus e mesquitas muçulmanas que provavelmente estarão no seu roteiro. Depois, prepare-se para uma mistura de cores e sons ao visitar o bazar Pettah.
Nas proximidades de Colombo, em Pinnanwala, está o Orfanato de Elefantes. Em mais de 40 anos de existência, a reserva se tornou centro de preservação dos animais. No centro do Sri Lanka está Dambulla, local que abriga o complexo de cinco cavernas que possui a maior área de paredes e teto pintados no mundo. Ali você encontrará mais de 150 imagens de Buda.
Bem próximo à Kandalama, vila onde estão concentrados alguns hotéis luxuosos, está Sigiriya, antiga capital do Sri Lanka durante o reinado do Rei Kassyapa (477-495 a.C.) e um dos monumentos históricos mais importantes do Sri Lanka. A impressionante fortaleza, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, foi construída sobre um rochedo de granito com altura de 370 metros e reúne grande complexo de jardins geométricos, piscinas, fontes e edifícios.
A Cidade Antiga de Polonnaruwa, também Patrimônio Mundial da Humanidade, possui muitos locais interessantes para visita. É o caso do Buda reclinado, a estátua do rei Parakramabahu e o Lago Parakrama Samudra. Polonnaruwa, aliás, faz parte do Triângulo Cultural, região rica em templos que também envolve Dambulla (onde está o Templo da Rocha) e Anuradhapura.
Galle é um destino imperdível no sul do país. A bela cidade é famosa por suas construções coloniais holandesas. Lá, uma das paradas obrigatórias é a Flag Rock, construção portuguesa beira-mar que indicava que a região possuía muitas pedras perigosas para embarcações. Ali, é possível admirar um belo pôr-do-sol. Outra ponto turístico famoso é o Portão da Cidade Velha, com inscrições com referências à Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
Com suas casinhas coloridas repousando em meio à mata, Kandy também é considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Inclua no seu roteiro um passeio pela cidade para conhecer o bazar, centro de artesanato,museu de pedras semipreciosas e não deixe de visitar o Templo do Dente de Buda - que não tem esse nome por acaso. Dizem que no local, visitado por budistas do mundo inteiro, encontra-se um dente de Buda.
Por fim, se tiver fôlego, não deixe de visitar as cidades de Nuwara Eliya, conhecida como Little England, e Hatton, locais onde estão as famosas plantações de chá do país e de onde saem os melhores chás do mundo.
Mais informações sobre o Sri Lanka:
Moeda: Rúpia do Sri Lanka (LKR)
Idioma: Cingalês e tâmil
Melhor época para visitar: Na época seca, de dezembro a março para a costa oeste, sul e montanhas; e de abril a setembro para a região das cidades antigas e costa leste.