Helsinque abriga diversos museus e parques. Um dos passeios mais populares, no entanto, é a Cidadela de Suonmelinna, listada como patrimônio da humanidade pela Unesco. O lugar funcionou durante séculos como ponto estratégico no Báltico e era disputado por suecos e russos. Lá, é possível visitar uma igreja do século 19, guarnições e museus que contam a história da arte bélica.
Os amantes de museus e arte, claro, vão adorar a cidade. Fundado em 1873, o Design Museu apresenta um panorama do design produzido na Finlândia. O Museu de Arte de Helsinki (HAM) é responsável por cerca de 900 obras de arte contemporânea e moderna espalhadas pela cidade, entre bibliotecas, parques e ruas. Já o Museu de Arte Contemporânea Kiasma conta com uma completa coleção que cobre artes aplicadas e multimídia, além de artistas modernos finlandeses e internacionais a partir da década de 1960. Boas opções não faltam!
As crianças (e os adultos, por que não?) irão adorar visitar Rovaniemi, na Lapônia, logo ao sul do Círculo Polar Ártico, onde está a vila de Santa Claus, com o Papai Noel e suas renas. Além de um belíssimo céu estrelado, o visitante poderá encontrar a delicada e dançante aurora boreal. Uma experiência mágica! No verão, o sol brilha à meia noite na Lapônia e o dia não termina nunca.
E para deixar a experiência ainda mais completa, mergulhe nos costumes finlandeses. Entre as tradições finlandesas, talvez a maior delas seja a sauna! Além de benefícios para a saúde, a sauna é uma forma de socialização entre os finlandeses. Por isso, vale um passeio relaxante a uma das inúmeras opções espalhadas pelo país. E esteja preparado para mergulhar na água gelada de uma piscina ou lago depois de passar alguns minutinhos em uma relaxante sauna aquecido a 85 °C. Que tal se hospedar em um hotel de gelo ou uma versão que imita um iglu? Esta é definitivamente uma boa ideia para quem visita o país. Entre as atividades únicas, há ainda safáris com renas, velejar nas margens de Helsinque, se aventurar em um cruzeiro em quebra-gelo e até cavalgada na neve.
Terra do sol da meia noite, a Finlândia é um país que certamente te deixará memórias inesquecíveis por conta da sua variedade de experiências únicas. Agora, é só começar a montar o roteiro dos seus sonhos!
Mais informações sobre a Finlândia:
Moeda: Euro (EUR)
Idioma: Finlandês
Melhor época para visitar: Depende do tipo de experiência que você busca. Para atividades na neve, o ideal é de dezembro a março. De abril a maio, durante a primavera, você irá encontrar a natureza renascendo após o inverno. No verão, de junho a agosto, os dias tem clima ameno e ocorrem inúmeros eventos nas cidades. De setembro a outubro, o espetáculo fica por conta da mudança de cor das folhas.