Pacata, a capital Oslo é uma área urbana repleta de parques. Localizada ao fundo de um fiorde, a história da cidade está intimamente ligada ao mar e é por isso mesmo que uma de suas paradas obrigatórias é o Museu do Navio Viking, onde estão expostos barcos utilizados pelos desbravadores nórdicos no século 9. O Palácio Real, residência oficial da família real norueguesa; a fortaleza Akershus construída em 1299 e o Parque Vigeland, com as famosas esculturas em bronze e granito de Gustav Vigeland sobre o ciclo da vida são outros pontos turísticos imperdíveis em Oslo.
Uma das regiões mais famosas da Noruega é o Fiorde Hardanger, com suas formações rochosas naturais que lembram plataformas e proporcionam visuais panorâmicos únicos. É ali que se encontra Trolltunga, plataforma de cerca de 700 metros de altura sobre o lago Ringedalsvatnet em Odda e, sem dúvidas, parte de uma das trilhas mais bonitas do mundo. Um passeio de caiaque pelo fiorde poderá te dar outra perspectiva da exuberância natural do lugar. Além disso, a região conta com boa infra-estrutura para receber os visitantes: além de trilhas bem sinalizadas, há hotéis e cabanas para acomodar quem preferir ficar por ali mesmo, em meio a natureza.
Na área baixa do fiorde está Lofthus, um vilarejo com hotéis luxuosíssimos onde é possível se hospedar e apreciar bons vinhos, belas paisagens e, quem sabe, noites mágicas de aurora boreal. E, como paisagens cênicas não faltam na Noruega, Voringsfossen, catarata com queda superior a 180 metros, é mais uma parada obrigatória.
Bergen foi capital da Noruega no século 13 e possui uma paisagem única em termos de beleza. Apesar de ser a segunda maior cidade da Noruega, Bergen é charmosa como uma vila. Fundada há 900 anos, a capital dos fiordes noruegueses foi sede da Liga Hanseática e um centro comercial próspero entre a Noruega e o resto da Europa. Entre os pontos turísticos interessantes estão a Catedral de Santa Maria, o cais germânico, o Mercado de Peixes e Flores, o Parque da Cidade e a Península de Nordnes.
A Noruega também é um ótimo lugar para a prática de esportes. Geilo é a principal e mais famosa estação de esqui do país, mas pode ser também um lugar pitoresco para se visitar no verão. Na região, também é possível fazer trilha, mountain biking, rafting, pesca e andar de cavalo.
Se puder, não deixe de incluir cruzeiros em seus roteiros. Existem embarcações com saídas diárias e com diferentes roteiros entre fiordes, portos e cursos de água. É possível ainda prolongar a viagem para lugares mais ermos, com destino a Antártida, Svalbard, Groenlândia ou Islândia.
Mais informações sobre a Noruega:
Moeda: Coroa norueguesa (NOK)
Idioma: Norueguês
Melhor época para visitar: De meados de junho a meados de setembro, quando o clima é ameno (pode ser chuvoso ou ensolarado, no entanto) e tem o sol da meia noite. De outubro a abril o clima é muito gelado e muitas atrações estão fechadas. No entanto, no inverno as chances de admirar a Aurora Boreal são mais altas e tem muitas atrações de inverno.