Em Jerusalém, capital do país (porém não reconhecida internacionalmente como tal), você se aproximará da terra sagrada para três diferentes religiões: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Lá, você terá a chance de reviver os momentos quando Jesus andou pelas ruas carregando a cruz ou onde Maomé subiu ao céu. Não deixe de visitar o Jardim do Guetsêmani e suas oliveiras antigas. Em Golgotá (ou Calvário) ainda poderá visitar o local onde Jesus foi crucificado.
A vibrante Tel Aviv, capital econômica do país, está situada em uma faixa de 14 quilômetros de costa. Por isso, belas praias poderão fazer parte do seu roteiro. Também conhecida por ser o centro cultural do país, não faltarão museus, restaurantes e teatros para conhecer. O passeio em Tel Aviv, no entanto, costuma começar pela Cidade Velha de Jaffa, de 3 mil anos de idade construída pelo Império Otomano.
Nos arredores de Tel Aviv está Cesareia Marítima, antiga cidade que abriga um teatro romano, a cidade cruzada e o aqueduto. Em Haifa é possível visitar o Mosteiro Carmelita de Stella Maris. No Monte Carmelo, você irá apreciar uma vista panorâmica dos jardins persas do Templo Bahai e do porto na baía de Haifa. Em Acre, por sua vez, é hora de conhecer a cidade cruzada com interessantes fortificações medievais.
A partir da Galiléia você irá conhecer os sítios mais importantes da história de Jesus, como o monte das Bem Aventuranças, lugar do Sermão da Montanha, e Tabgha, onde a multiplicação dos pães e peixes citada na Bíblia foi feita. Em Nazaré, vale uma visita à Basílica da Anunciação e à carpintaria de José.
A poucos quilômetros de Jerusalém está Belém, cidade que guarda tesouros como a Igreja da Natividade (uma das igrejas mais antigas do mundo moderno!), a Gruta do Nascimento (lugar onde, acredita-se, Jesus nasceu), Capela de São Jeronimo e de São José. Definitivamente, uma viagem inesquecível!
Flutuar nas águas do Mar Morto pode ser uma experiência única! O lugar é o ponto mais baixo da terra e possui águas terapêuticas famosas. Por causa da presença de 21 minerais, suas águas apresentam propriedades cicatrizantes, antissépticas e anti-inflamatórias. Os benefícios de seus sais e sua lama podem aproveitados em um dos luxuosos spas de hotéis que cercam a região ou nas praias.
Nas margens do Rio Jordão está Yardenit, local tradicional de batismo. Todo ano o lugar recebe meio milhão de peregrinos e turistas em busca de experimentar a tranquilidade e beleza espiritual das águas em que Jesus foi batizado por João Batista. Mas, é claro, para visitar Israel sua viagem não precisa ser religiosa. Há muita história no interior do país, além Tel Aviv ser uma cidade jovem, vibrante e moderna, com famosa vida noturna e cultural.
Mais informações sobre Israel:
Moeda: Novo shekel de Israel (NIS)
Idioma: Hebraico e árabe
Melhor época para visitar: Israel pode ser visitada em praticamente qualquer época do ano. O inverno, no entanto, é chuvoso.
Em alguns feriados e festividades religiosas o país fica cheio de turistas e pode atrapalhar o passeio e até para reservar hotéis. Sugerimos evitar esses períodos como Semana Santa, Natal e o Ano Novo Judáico.